Feira de Economia Solidária é realizada no Jardim Paulista

Evento tem por objetivo a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social, geração de empregos e renda
Feira de Economia Solidária é realizada no Jardim Paulista

Fotos: Divulgação Gabinete

Conforme prevê a Lei n° 14.060/17, de autoria da vereadora Gláucia Berenice, a Feira de Economia Solidária foi realizada no último domingo, na praça San Leandro, no bairro Jardim Paulista. Cerca de 20 barracas, reunindo mais de duas dezenas de empreendedores solidários, ofereceram artesanato, doces, alimentação orgânica e outros tipos de produtos. A organização do evento foi em parceria do Fórum de Economia Solidária, presidido pela vereadora, e a Associação Pólvora, Co-Labora Incubadora de Empreendimentos Solidários, Instituto Conviver e Centros de Atenção Psicossocial e Secretaria Regional do Trabalho. Apresentações culturais foram realizadas no local, com grupos de dança de forró e circular, palhaços e oficina de grafite, com grande interação com crianças e comunidade.

A vereadora Gláucia comemorou a realização da primeira feira no local, onde passará a ser instalada mensalmente. Reforçou o aspecto da economia solidária na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social e profissionais, gerando emprego e renda. “É o efeito prático da lei promulgada em setembro do ano passado, quando passamos a organizar a distribuição do espaço e o funcionamento da feira. A economia solidária tem o objetivo de beneficiar toda essa cadeia produtiva e consumidora. De um lado, promover o empreendedor e seus produtos e, por outro, trazer ao consumidor o resultado do trabalho de várias famílias que oferecem produtos de alta qualidade, artesanais e diferenciados. Num momento difícil para a economia formal, temos alternativas para as pessoas trabalharem”, explicou.

A economia solidária abrange projetos produtivos coletivos autossustentáveis e autogeridos, entres estes as cooperativas populares, associações, grupos comunitários, redes de produção, comercialização e consumo e instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, que garantam trabalho digno, renda e preservação ambiental. Os projetos abrangem áreas diversas, como agricultura familiar, reciclagem, artesanato, alimentação e outras.

Por Assessoria Vereadora Gláucia Berenice